A História do Cobre
     

     O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 a.C.,foi encontrado na superfície da terra em forma de "cobre nativo", o metal puro em seu estado metálico.Usado inicialmente, como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objetos de decoração, o cobre tornou-se, pela sua resistência, uma descoberta fundamental na história da evolução humana.
     Os historiadores concordam que as primeiras descobertas impórtantes do cobre deram-se na área compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, ao norte do Golfo Pérsico.
     Nesta área, considerada como lugar da primeira civilização do mundo, foram encontrados objetos de cobre de mais de 6.500 anos.
     Os Romanos designaram o cobre com o nome de "Aes Cyprium", o Metal de Cyprus,ja que a ilha de Cyprus (Chipre) foi uma das primeiras fontes do metal. Com o tempo, o nome se transformou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o simbolo químico "Cu".
     Através dos séculos, o cobre foi identificado pelo simbolo, que é uma forma modificada do antigo hieroglifo usado pelos egípcios para representar a vida eterna.
     O fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova das propriedades unicas do metal : durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade, ductibilidade e facil manejo.
     Apesar de sua antiguidade, o Cobre manteve, aliado aos metais mais novos, um papel predominante na evolução da humanidade, sendo utilizado em todas as fases das revoluções tecnológicas pelas quais o ser humano ja passou.
     As minas de cobre mais importantes do mundo, estão localizadas no Chile, Estados Unidos,Canadá, Russia e Zâmbia.
     Em 1874, foi descoberta a mina Caraíba, no sertão da Bahia. Somente após 70anos é que foram iniciados os trabalhos de prospecção. Em 1996, 25 anos mais tarde, o empresariado brasileiro sob a liderança do grupo Pignatari, estabelece uma planta de metalurgia em Dias D'avila, Bahia, para a produção de cobre eletrolítico. no inicio da decada de 80 , a Caraiba começou a produzir cobre eletrolítico. no final da decada, em 1988, ocorreu o desmenbramento entre a mina e a planta de metalurgia, com a privatização desta ultima, que adotou o nome de Caraíba Metais

Propriedades Basicas.

      

     O cobre é um elemento metálico com numero atômico 29 e peso Atômico 63,57. O seu símbolo químico é Cu, e suas valências sâo +1 e +2. Não é magneto e pode ser utilizado puro ou em ligas com outros metai que lhe conferem excelentes propriedades Químicas e Físicas.

     Densidade: 8,96 g/cm² ( 20 °C )
     Ponto de Fusão:1083 °C
     Ponto de Ebulição: 2595 °C
     Coeficiente de dilatação térmica linear: 0,0000165 cm/cm/°C ( 20 °C )
     Resistividade Eletrica: 1.673.000 ohm.cm ( 20 °C )
     Pressão de Vapor: 101 mmHg a ( 20 °C )
     Condutividade Eletrica: 101 % IACS à ( 20 °C )
     Calor Lactente de Fusão: 50,6 cal/g
     Calor específico: 0,0912 cal/g/°C ( 20 °C )
     Forma Cristalina: Cúbica de faces centradas